O mundo do xadrez Atualmente, vive uma grande revolução, a união da IA (Inteligência Artificial) e o xadrez, estão fazer surgir atletas cada vez mais jovens, como Faustino Oro, argentino que conseguiu a norma de Mestre internacional aos 10 anos, quando o comum era entre 20 e 30 anos. Essa revolução está criando uma geração super inteligente, que com informações e prática chegam cada vez mais cedo a elite do xadrez e dos centros acadêmicos.
Destacamos o Grande Mestre Indiano, Gukesh, que aos 19 anos vai disputar o mundial de Xadrez com o Grande Mestre Chines, Ding Liren, atual campeão no final desse ano.
Essa geração que começou até acesso a computadores, smartphones ultra poderoso e sites com bancos de dados quase infinitos nos ensina como usar a tecnologia a nosso favor, criando possibilidades e trazendo um novo olhar sobre a educação e o mundo do trabalho, que vai ser cada vez mais intelectual e menos braçal. Será que entraremos em uma sociedade cada vez mais voltada para o conhecimento e criação, ou teremos que nos reinventar como humanos para nos adaptar as nossas criações, as máquinas.
Referencias:
https://businessprizm.com/gukesh-d-the-youngest-world-chess-championship-winner/
Livro “Jogo Imortal” de Gary Kasparov